A identificação dos valores pessoais faz parte do início do processo de coaching. E por que ele é tão importante?

Porque, para ser feliz, você precisa exercitar seus talentos e respeitar seus valores. A ferramenta de valores mudará a forma como o coachee enxerga sua vida, antes de tudo, apreendendo a se reconhecer e saber, verdadeiramente, de que fonte advém sua realização.

Valores são preceitos de vida, considerados como nossas crenças, representando o que é importante para nós, em nosso modo de viver, e exerce grande influência nos caminhos que criaremos para alcançar nossos objetivos.

Os comportamentos, palavras, escolhas e a forma de agir são totalmente dependentes dos nossos valores. Eles afetam nossas vidas e relacionamentos, sendo apreendidos durante a infância e passados a nós, primeiramente, pelos pais.

A melhor maneira de identificar nossos valores reais é mediante questionamentos. Após determinados, são utilizados para alavancarmos objetivos e atingirmos metas.

Para lhe auxiliar no encontro de seus valores, reflita sobre seus objetivos, por que são importantes? O que sua realização lhe trará? Pense nas coisas que lhe são mais caras. O que estas proporcionam? Que sentimentos evocam?

No mundo contemporâneo, os valores são ocultados, quer pela mídia de massa, como pela cultura da velocidade, imediatismo e descartabilidade. No processo de tomada de consciência e de busca por maior satisfação pessoal, verificamos, entre outros aspectos, o que é realmente importante. Carreira? Dinheiro? Família? Dignidade? Lealdade? Fé? Honestidade? Poder? Fama? Independência? Ambição? Aprovação? Aventura? Segurança?

Observando esses aspectos, se reconhece um pouco da própria personalidade. Um ponto importante é o de refletir sobre os princípios que estão governando sua vida, tarefa que ordena alta concentração e reflexão, representando o início de um processo.

O coaching, certamente, será de grande auxílio, orientando para as melhores decisões em suas escolhas, inerentes ao caráter e não na preocupação egoica com a reputação. O exercício lhe estimulará a identificar exatamente o que deseja, colocando-lhe nesse caminho e ampliando as chances de alcançar a realização pessoal.

Esse autoconhecimento é uma ferramenta poderosa, porque, se não vivemos de acordo com nossos valores, estaremos propensos a contagiar-nos com os círculos de nossa convivência e que, com frequência, nada tem a ver conosco.  Há diversas ferramentas em coaching, utilizadas para mapear seus valores, como testes de personalidade, análise das âncoras de carreira, roda da vida e inúmeras atividades de perguntas e respostas que são discutidas e interiorizadas.

Após a interiorização desse autoconhecimento, partimos para discussão de um aspecto não menos importante, o de saber qual é a nossa missão, e refletir se estamos vivendo alinhados com ela.

A missão nada tem a ver com questões místicas ou religiosas. Ela é simplesmente um guia que orienta o caminho pelo qual trilharemos. Viver alinhado com a sua missão confere o impulso diário de enfrentar os desafios que são impostos pela vida.

Uma vida sem propósito é vazia e desnorteada, e, não raro, termina-se valorizando conquistas fúteis que podem gerar depressão e sensação de vazio. No entanto, ainda que evoluindo em diversos aspectos, a humanidade experimenta uma revolução silenciosa e avassaladora, realizada por pessoas que não atribuem sentido à vida.

Nesse aspecto, o trabalho do coaching será questionar ingenuamente muitos aspectos da vida do cliente, até atingir um sentimento verdadeiro, profundo e motivador. Com isso, é possível executar o autogerenciamento e cumprir um plano de desenvolvimento pessoal ou profissional.

Para que haja um equilíbrio no   plano de desenvolvimento,  definiremos a missão para cada área inter-relacionadas de sua vida. Você terá orientação e suporte para   pensar sobre isso. Será que você sabe qual a sua missão?