São doze, e oferecem uma base descritiva da identidade e comportamento da pessoa. O signo solar é aquele que todos conhecem, mas temos também outros dois signos importantes, que formam nossa identidade, o Lunar e o Ascendente. Os Antigos, baseados nas mudanças climáticas, dividiram o ceú em doze partes iguais, criando desse modo, o Zodíaco, e cada parte dessa divisão, corresponde a um signo.

Vale lembrar que signos não são constelações. Há muito mais constelações na Via Láctea, que signos do Zodíaco. Os signos obedecem a eclíptica terrestre que foi definida como circuferência imaginária, e reflete a trajetória do Sol na esfera terrestre. Os signos emanam uma força que são expressas sob forma de tendências, e são classificados segundo os elementos Fogo, Terra, Ar e Água. Esses elementos se polarizam entre si, sendo Fogo, se opondo e complementando o Ar, a Terra, se opondo e complementando a Água.

O elemento Fogo confere um comportamento impulsivo, uma vontade de viver, alegria, energia, ousadia e coragem para enfrentar as situações da vida. Para os mais sensíveis, as atitudes do Fogo são interpretadas como agressivas, impacientes e intolerantes. A Terra confere uma percepção do mundo na sua forma física, são pessoas objetivas, pé no chão. Onde quer que a Terra se situe num mapa, a consciência de tempo e espaço comparece.

O elemento Ar simboliza a capacidade de pensar, de estabelecer relações entre as coisas, de refletir acerca do mundo. A função desse elemento é gerar idéias. Ele simboliza o entedimento da realidade, seja objetiva, emocional, psicológica, espiritual e física. A água representa tudo o que envolve a ancestralidde, a sensibilidade, a profundidade e o mistério. A água provoca intuição, e confere uma mente imaginativa. Onde a Água se encontra no mapa, tendemos a absorver o clima, e as energias do ambiente correspondente.

 

ÁRIES

Elemento Fogo: ação, atitude, decisão, impulsividade, independência, competitivade e liderança.

Nesse signo tudo é intenso, não existe meio-termo. Costuma ser espontâneo, impondo sua vontade, liderando e brigando pelo que se quer. A independência do Ariano jamais pode estar comprometida, senão seu humor e agressividade, poderão se revelar.

TOURO

Elemento Terra: perseverança, estabilidade, paciência, produtividade, segurança, materialidade e apego.

Esse é o signo da economia, de arriscar pouco, e só investir no que está garantido. Taurinos não costumam ter pressa, porque raramente acumulam muitas tarefas ao mesmo tempo. São ligados a questão de conforto e a necessidade de segurança.

 

 GÊMEOS

Elemento Ar: flexibilidade, informação, inconstância, instabilidade, irritabilidade e racionalidade.

Simboliza a troca, a comunicação e pensamentos. Geminianos tem capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e nunca sabem ao certo o que desejam. Sua compreesão é lógica e intelectual. São curiosos e generalistas.

 

CÂNCER

Elemento Ar: afetividade, família, intuição, casa, sensibilidade, melancolia, instabilidade e reserva

Esse é o símbolo do complexo mundo psíquico, dos sentimentos e da imaginação. Cancerianos só liberam suas emoções na sua intimidade, pois precisam se familializar com pessoas e situações. Seu humor flutua, conforme é afetado emocionalmente.

 

LEÃO

Elemento Fogo: coragem, força, determinação, comando, confiança, egoísmo, generosidade, brilho, vaidade e orgulho.

O leonino irradia calor e vida. Age com muita generosidade, desejando ser admirado e querido o tempo todo. Leão é intenso e propenso ao controle, atraindo os olhares para si. O risco é sua autoexigência e tendência a querer ofuscar o outro.

 

VIRGEM

Elemento Terra: organização, crítica, pragmatismo, perfeccionismo, observação, comprovação, intolerância e eficiência

Há dois tipos de virgianos, o extrovertido, que tenta aplicar sua necessidade de classificar, de ordenar e de sintetizar no nível mundano, e o introvertido, que tenta se ordenar internamente. Eles possuem grande capacidade de observação, fazendo uma análise minuciosa da realidade. Esse é o signo mais prático do Zodíaco.

 

 LIBRA

Elemento Ar: diplomacia, estética, persuação, justiça, ponderação, indecisão, instabilidade, dependência e cooperação.

O libriano customa ser imparcial, se distanciando das situações, e medindo prós e contras. Ele simboliza o respeito ao jeito de ser do próximo, sempre desejando manter a harmonia. Embora instável e indeciso, costuma ter recursos para atrair o outro em sua direção.

 

ESCORPIÃO

Elemento Ar: transformação, sedução, estratégia, poder, regeneração, profundidade, desapego, dominação, frieza e intensidade

Suas forças transformadoras são capazes de enterrar o velho e dar lugar ao novo. O signo de escorpião simboliza a mobilização de forças poderosas, que regeneram, e se reciclam. Movido pela paixão, para ele é tudo ou nada, indo até o fim das situações. Esse signo confere um grande poder de sedução e manipulação.

 

SAGITÁRIO

Elemento Fogo: foco, determinação, expansão, conhecimento, abundância, impaciência e otimismo

Esse signo exerga longe, viajando para regiões mais distantes do pensamento e expandindo fronteiras. Associado a uma busca incessante, tem um alto grau de insatisfação. Sagitarianos costumam se comportar de forma impulsiva, dinâmica, inquieta e obstinada.

 

CAPRICÓRNIO

Elemento Terra: disciplina, organização, ambição, objetividade, dureza, frieza, rigidez, estruturação, estabilidade, realismo e prudência.

Capricornianos costumam ser objetivos e teimosos. Posuem foco no resultado, tem competência, e sabem que, para isso precisam de tempo e esforço. O comportamento capricorniano evidencia solidez e senso de realidade, sendo estáveis, pragmáticos e buscando segurança acima de tudo

 

 AQUÁRIO

Elemento Ar: renovação, revolução, rebeldia, integração, cooperação, inovação, imprevisibilidade e sociabilidade

O Aquariano é visionário, pioneiro, indicando as novas direções a seguir. Esse signo está relacionado as grandes causas e idéias, agindo de forma exaltada e desobediente. Muitas vezes é considerado frio, por ter inclinação ao isolamente. Ele não tolera rotina, nem a sensação de aprisionamento.

 

PEIXES

Elemento Ar: sensibilidade, receptividade, intuição, sonho, fantasia, desorganização, reflexão, confusão e absorção.

Esse signo contém um pouco de todos os outros. Ao mergulharem nas situações, piscianos se distanciam dos detalhes mais simples da vida, e se deixam conduzir pelas correntezas da imaginação. São muito intuitivos, sensíveis e doadores..